Quantidade de Páginas visitadas

O Colégio Eleodoro Ébano Preira foi a primeira instituição escolar de Cascavel, e foi fundado em 1932, quando começou a funcionar precariamente na igreja que se situava à Avenida Iguaçu s/n, deste município, sem nenhum ato oficial que regulamentasse o funcionamento. O responsável, até 1934, pela escola foi Aníbal Lopes da Silva.
Durante o ano de 1934, a escola ficou sob responsabilidade do professor Orczendo. De 1935 a 1938 assumiu a direção da escola a professora Genoveva Boisrki, nesse período a instituição passou a funcionar como Casa Escolar. No ano de 1943, assumiu a primeira diretora efetiva da escola, Teonilia Pompeu Girão, até 1947, quando pelo Decreto n.0 112, de 03/07/47, passou à Escola Reunida e Grupo Escolar. Foi durante a gestão da professora Irene Crimbor RickIi (1959/61) que a escola passou a funcionar no atual endereço. Em 1972, a resolução 1.842 reconheceu o curso supletivo — fase 1, hoje extinto. De acordo com o Decreto 1.781/76, foi autorizado o funcionamento da escola, que passou a se chamar Escola Estadual Eleodoro Ébano Pereira — Ensino Regular e Supletivo de 1º Grau. Em meados de 1987, alguns professores do curso de Estudos adicionais na área de Deficiência Visual constatam um grande número de cegos desta deficiência na comunidade. Sentindo a necessidade de abertura de um centro de atendimento especializado, os profissionais da escola, ao lado de órgãos públicos municipais e estaduais, reivindicam este atendimento, efetivado em 28 de setembro daquele ano. Em 1989, houve a necessidade de implantação de curso de 2º grau, devido ao elevado número de estudantes egressos do primeiro grau, que não conseguiam vagas nos colégios públicos existentes. A implantação ocorreu em 1991 na gestão da professora Marlene de Jesus Vilela Dias, quando o Colégio acrescentou 2º Grau Regular ao nome, ficando autorizado o funcionamento do Ensino de 2º Grau Regular com o curso de Educação Geral, através da resolução n0 469/9 de 06102/91. Em 1994 o índice de evasão é altíssimo, então a comunidade escolar fez uma nova Proposta de Avaliação foi oficialmente colocada em prática para o ensino fundamental, a Proposta da não reprovação.
A partir deste momento a proposta foi sendo assumida por toda a comunidade escolar e com isso fortalecida através da prática. Atualmente, o Colégio é denominado Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira e esta atento às mudanças sociais, com uma infraestrutura completa que dá suporte ao desenvolvimento de projetos e principalmente à metodologia do professor em sala de aula e fora dela. Hoje o Colégio oferece Ensino Fundamental e Médio, Ensino Especializado e Individualizado, CAEDV , DA –Professor Interprete de Libras, Sala de Apoio, Sala de Recurso, Incentivo ao esporte, lazer, cultura e meio ambiente.






Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito