FÓRUM CONAE

Data 20/6/2011 14:20:00 | Assunto: Assunto

Eleodoro sedia etapa regional do Fórum Nacional de Educação

O Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira de Cascavel será sede, nesta segunda-feira (20/06), da etapa regional do Fórum Nacional de Educação. O evento, que inicia às 8h, deve reunir cerca de 300 professores, estudantes e pais de diversas instituições de ensino oriundos de 43 municípios da região Oeste. Durante o encontro serão realizadas análises sobre as estratégias apresentadas para o cumprimento das 20 metas referentes à educação para o período decenal 2011-2020.

O Relator do Projeto de Lei 8035/2010, Deputado Federal Ângelo Vanhoni (PT), fará a exposição da lei que tramita no Congresso Nacional. Ele explica que em 2010, o Governo Federal encaminhou à Câmara dos Deputados o projeto que trata do novo Plano Nacional de Educação. Nele são definidas as diretrizes, os princípios e os prazos da proposta. “O Projeto de Lei do Novo PNE é fruto de um processo iniciado há dois anos, durante a preparação da Conferência Nacional de Educação, realizada em 2010, contando com 3000 delegados e delegadas, oriundos de todos os estados brasileiros. Esse movimento foi precedido pelas conferências municipais e intermunicipais, realizadas no primeiro semestre de 2009, e pelas estaduais e distrital, no segundo semestre do mesmo ano. No momento atual, o projeto de Lei é submetido a análise da sociedade, quer pelas instituições educacionais, quer pelos deputados federais”, explica o Deputado.

O Estado do Paraná, por meio de suas Universidades Federais, Estaduais, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e demais entidades convidadas, inicia amplo debate com vistas a subsidiar as alterações que se fazem necessárias no projeto de lei que cria o PNE 2011-2020, adequando-o aos interesses e necessidades da sociedade.

Após coletadas e sistematizadas todas as contribuições da sociedade paranaense e do encerramento dos trabalhos e entrega do relatório final ao relator, o Projeto será encaminhado para votação, entre agosto e setembro deste ano, para então ser enviado ao Senado e à sanção presidencial.






Está notícia foi publicada no COLÉGIO ESTADUAL ELEODORO ÉBANO PEREIRA
http://www.csceleodoropereira.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.csceleodoropereira.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=24